sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Vou me transformar em poeta...

Aos 28 anos, o poeta Paulo Almada lança seu primeiro livro: Vou me transformar. Formado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, seu livro é feito por suas vivências e sensações, embora o Modernismo, Leminski e Quintana sejam algumas influências literárias. “Vou me transformar” é uma obra de bolso que se torna complexa por sua simplicidade. As ilustrações da mãe de Almada dão o toque de delicadeza e completa os versos. Musas, sentimentos e emoções... Eis as temáticas do autor, que conta um pouco sobre seu primogênito lírico.


Qual a temática de Vou me transformar?
Ainda não sei dizer, talvez quando escrever mais eu possa fazer uma comparação. Mas os grandes temas estão lá, amor, saudade, amizade, pobreza, natureza, mistério. O que você acha?

Seu livro capta um pouco da alma Arcadista (fugire urbem e carpe diem)?
Com certeza não, mesmo que se possam apontar alguns elementos do arcadismo a comparação é com o modernismo e o que veio depois dele com a sensação de derrubar barreiras e tabus, mas com amor. Com amor e humor.

Então a inspiração em tempos literários é...
Não me espelho em nenhum, mas reconheço influências do bandeira, quintana e Leminski.

Inspira-se então nos autores, não nas influências dos períodos?
Minha inspiração são minhas sensações, me concentro nelas até que tomem a forma de sons e palavras, se algum período ou autor demonstra influência não é intencional.

As ilustrações do livro são um toque de sensibilidade e delicadeza. Quem as fez?
Minha mãe.

Muito legal. Dentre as musas citadas nos poemas, há alguma em especial?
Já pensei muito nisto, se seria esta ou aquela, a especial é a que está junto no momento.


Pretende escrever mais alguma obra?
Sim. Planos para o futuro.Trabalhar com honra e seriedade, treinar aikido, me guiar pelo equilíbrio e acreditar no amor.

Sua graduação em Engenharia Ambiental teve quais relações com a inspiração para escrever?
Penso que o principal fator foi desde cedo eu gostar de ler, mas minha formação na área de exatas com certeza contribuiu, acho o raciocínio lógico fantástico porque não tem crises.

Qual o maior desafio ao lançar o livro?
O maior desafio é depois de começar e escrever, acreditar que pode ser feito. A partir daí é questão de tempo.

A família apoiou?
A família foi pega de surpresa, não sabiam que eu estava escrevendo, mas depois apoiou muito.

E tem mais alguma obra em andamento?
Comecei a escrever de novo, mas não penso ainda em publicar e etc, confio que quando chegar o momento eu saberei.

Como conseguir o livro? Entre em contato com pauloalmada@yahoo.com.br

Nenhum comentário: