terça-feira, 8 de julho de 2008

Gandhi modo on

Depois de tantos anos (19 mais precisamente), decidi a partir de agora não tentar amar o mundo e não querer ser amada por ele. Não tanto.

Eu sei que muitos acharão a frase acima um tanto quanto insana, mas a realidade é essa.
A gente quer sempre ser bom em tudo. O melhor sempre que possível. E que na maioria dos casos, isso não é uma denotação freudiana que diz respeito ao ego. É só vontade de ser amado. Não aquele amor de filmes, buquês de rosas e poemas apaixonados. Aquele amor que a gente sente por pessoas de boa índole. Uma admiração quase imaculada por aquele ser que fez seu melhor para melhorar tudo.

A falha não é querer ser o melhor em tudo e amar tanto o mundo a ponto de desejar ser amado por ele todo. É a frustração ao descobrir que isso é quase impossível. Não entrarei nos clichês que citam um certo salvador judeu catalogado como cristão, que mesmo multiplicando pães e peixes e transformando água em vinho, não agradou a todos. Nós nunca vamos agradar todos. Nem seremos amados por todos.

Há os que se opõem. E os que se opõem às oposições dos opositores. E os que simplesmente querem discordar. Sem causa, razão, motivo, circunstância. Eles querem se opor.
Nessa disputa entre oposição e opositores, pessoas que querem ser amadas e um único mundo para todas elas, fica aqui minha afirmação inicial. A partir de agora não tentar amar o mundo e não querer ser amada por ele. Não tanto.

Mas isso não quer dizer que vou deixar de fazer as melhoras que faço (ou pelo menos que penso que faço) por essa razão. Seria egoísmo. E Gandhi não era egoísta. Eu acho...

"No calor, no frio
Ria, ria

Ria

Como nos aconselha
Essa doce velha

Cheirando a alecrim
A alegre alegria"

Manuel Bandeira

5 comentários:

Leticia disse...

"Fazer o bem sem ver a quem." Foi a frase que me veio à cabeça ao terminar de ler seu texto.

Não deixar de dar suas contribuições para o progresso da humanidade - nem que esse progresso seja cultural - mas sem se importar com o que mundo pode lhe dar em troca.

Gostei.
=]

Evandro Silva disse...

U quanto já me frustei com isso. [será que só depois de décadas é que se percebe esse erro?]
ultimamente então, no trabalho faço, ou melhor, fazia meu melhor eu não fui reconhecido, era/sou ainda - já nem sei mais - um dos melhores agentes... mas ai já entra em outra questão...

grato pelo post..

Diandra disse...

tá vendo por que eu não ligo quando você me zoa por gostar de Ugly Betty!?!?!?!?!?!!

NÃO ESTOU TENTANDO AGRADAR A NINGUÉÉÉÉEM ! AHAHAHAHAHAHAHAH

meu, sobre os saquinhos, porta sacos e etc...

puxa-saco xadrez de laranja com um pingüim é beeem mais brega que o meu.

Mas o que me chocou mesmo foi a esquisitice de botar tudo no microondas.
VOCÊ BEBE!

bota tudo dentro dum saco só e deixa no banheirinho dos fundos!

Marcelo Mariano Melo disse...

Já dizia"Comece em você as mudanças que quer ver no mundo.."

E isso não se limita a uma franja ou s emanter alheio ao mundo.

Acho que tudo começa no pensar em si no meio dessa zona toda de frases, teorias e teorias...

Ogami disse...

está na hora de escrever aqui.hãn?

gandhi não valia o que não comia!
stalin ruleia!