quinta-feira, 18 de junho de 2009

Além do bem e o mal...

"Mentir é feio. Obedecer é certo. Bonzinhos vão para o céu. Os malvados, não."

Crescemos sobre a farsa de que no mundo, há pessoas boas e pessoas ruins. E sim, isso é uma farsa. Cristã, pagã, americana, dadaísta ou que for. É uma farsa. Ninguém é completamente bom ou tão completamente mal. Nem o bandido da luz vermelha, nem o austríaco que fez a filha de refém por 20 anos e a estuprou por diversas vezes (é, um caso extremo, difícil até de acreditar que ele é humano).

Todo mundo tem um pouco de maldade e de bondade dentro de si. Como você expõe isso é o que diferencia os comportamentos. É isso que seleciona o pestinha do pré com o menino bonzinho que divide o Tanddy de uva.

Você pode ser legal para uma pessoa e terrível para outra. Às vezes, propositalmente. E então? Em qual das equipes você se encaixa: "angels without wings" ou "red devils"?

Roubar é errado, é feio, é crime, é inconstitucional e essa retórica é universal. Todo mundo sabe disso (ou pressupõe-se que sim). Mas casos absurdos como o da lata de leite em pó me enfurecerem. Não digo que isso deve ser banalizado, pois instigaria à recorrência.Mas levar alguém à delegacia por isso é um exagero. Negocie com a pessoa. Ela trabalha para pagar aquilo que roubou, quando justificado que é um crime fomérico. Ninguém sai ferido, o contrangimento já deve ensinar alguma coisa.

E matar? Matar pode? E matar policial? Pode? Não. E matar em legítima defesa, pode? Matar quando um policial abusa do poder e tenta violentar sua esposa na frente do seu filho pequeno, pode? Pode? Não. Mas sem saídas, você não o faria? Deixaria tudo nas mãos de Deus, alguma outra entidade religiosa ou simplesmente o destino?

Pense. E pense que você já quis fazer algo errado e não o fez. Consciência, educação, bom senso. Algo te impediu que o fizesse. Mas isso não se chama bondade ou maldade.

É muito mais do que isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

ótimo post! inclusive, olha que coincidência, esse é um assunto absrudamente pensado/discutido no meu dia a dia. eu tenho certeza que , sob circunstâncias extremas, eu seria sanguinária, impiedosa, uma red devil original, camisa 13, quase pronta pra entrar pra yakuza.
acho que ninguém deveria dizer nada a respeito de moral, bom ou mau (que é o que a maioria faz) antes de uma situação extrema. comparação escrota: quem diz que dinheiro não traz felicidade, obviamente nunca passou fome.

e de novo, no coro:
doppëlganger, shades of grey, ihaa!