segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sobre os estímulos neurológicos que me fazem apaixonar-me por estúpidos


A foto acima não é autoral, mas poderia ser. Ela na verdade é a ilustração de um estudo (em andamento) que tenho feito acerca dos males do coração. E não estou falando de coronárias. "Beije-me, estúpido" poderia ser o tema de diversos ensaios poéticos (dessa vez autorais) altamente empíricos. Porque eu só me apaixono por estúpidos.

O fato de apaixonar-me por estúpidos possui uma vantagem apenas, e por ventura, é a única desvantagem também: estúpidos, como o próprio predicativo o sugere, são autores de estupidezes. Vale a máxima forrestgumpiana: "Idiota é quem faz idiotices, Sr.". Pois bem, eu posso amar um idiota, mas é pelo estúpido (e quanto mais estúpido, mais apaixonante) o legítimo vencedor do leilão afetivo realizado ao longo dos últimos anos em minha humilde passagem no terceiro planeta do Sistema Solar.

Por serem estúpidos, eu já espero que seus atos venham desprovidos de lógica e coerência, afinal, é parte da natureza que me faz gostar deles. E igualmente, por serem estúpidos, eles costumam me machucar profundamente, o que me torna uma igual a eles - gostar de suas estupidezes, ainda que sofra com elas.

Nessas horas, os discursos de Platão se dissolvem e tudo o que vejo é Schopenhauer sentado sozinho em uma mesa de boteco, já bêbado e com uma das barras da calça viradas. É quase uma apoteose. Tudo se faz claro, recobro a lucidez perdida entre estupidezes e estúpidos e prometo ser mais seletiva na próxima escolha.

Li recentemente que Mark Zuckerberg está negociando a tecnologia de bloquear assinaturas do mural do Facebook para um laboratório russo que a testará em voluntários para testes cerebrais. Dizem que o cerebelo é capaz de mandar ou deixar de mandar estímulos neurológicos relacionados aos hormônios da paixão de acordo com a corrente elétrica da atividade ao mensurar as lembranças de algum estúpido. Espero que funcione.


2 comentários:

Anônimo disse...

Opa! Esbarrei no seu blog ao andar pela rua distraído... (mentira, stalk mesmo, rsrs)

O problema dos/das estúpidos/estúpidas é que sempre há algo neles/nelas que nos prende a atenção de uma maneira muito forte. E às vezes é difícil encontrar outras pessoas menos problemáticas, mas igualmente interessantes. Então você pensa "vou embarcar nessa estupidez, mesmo sabendo que vou quebrar a cara, porque não vou encontrar nada melhor por aqui". E sim, este também é um pensamento estúpido.

Até! o/

Chico Mouse

Elsa Villon disse...

Perfeito Chico, não teria escrito melhor.

Pode stalkear sempre.

\O Até!