sexta-feira, 28 de março de 2008

Nem tanto bem, nem tanto mal...

[...] Renunciar aos juízos falsos equivale à renunciar à vida, negar a vida[...].
Nietzsche

Sempre achei-o um cara polêmico. Polêmico e intrigante. Cheio de pose e muito ácido com um dos meus filósofos favoritos (Platão, para esclarecer). E posso dizer que ele é bem cruel com Schopenhauer, Kant e até Sócrates... Os alemães sempre foram bem seletivos... Exceto Marx.

Lendo "Além do Bem e do Mal" -(pausa para comentário extra-textual) Não estou lendo e nem divulgando aqui para tentar ser pseudoalgumacoisa, mostrar-me entendida de filosofia e superior que ninguém. Apenas acredito que ele diz certas coisas sábias e que devem ser compartilhadas com pessoas que não têm tempo para ler concisamente suas obras, caso haja interesse. Portanto, se veio com o pré-julgamento que acabei de citar nas linhas acima, vá fazer outra coisa que não ler esse post (término do comentário extra-textual)- noto algo além das provocações, críticas a alfinetadas...

Nosso intelectual comedor de chucrute critica o fato de como os filósofos acreditam dominar "a arte do pensamento", baseando-se em suas reflexões e observações, tomando para si o que é razão e opondo-se a qualquer comentário que indague suas constatações. Sendo uma das atitudes filosóficas a indagação do porque, como podem os tais ditos filósofos recusarem-se a ter seus princípios questionados?

[..] Eles são todos advogados que não querem ser chamados assim, e na maioria defensores manhosos de seus preconceitos, que batizam de "verdades" [...].

Não podemos deixar de chamá-lo de preconceituoso por essa declaração. Seria uma negligência de nossa parte. Mas não podemos deixar também de concordar com o que diz. Seria burrice de nossa parte.

O fato é: os filósofos sempre foram seres intelectualmente avançados para a época. E que faziam questão de evidenciar tal genialidade, supestimando e desmerecendo quem não concordasse. Isso quando o podiam, porque meu querido Sócrates foi setenciado à morte por mostrar que era inteligente.

Logo: nem tão Nietzsche, nem tão Sócrates.

Enjoy the sophia.

Nenhum comentário: