segunda-feira, 24 de março de 2008

Sobre a Páscoa

Poderia muito bem ter desejado à todos uma feliz páscoa, mandado coelhinhos via orkut (ainda mais com o link para enviar a todos os contatos) e ter penhorado a alma por chocolates. Mas essa data é mais um fruto do capitalismo (perdoem a blasfêmia).

Como acreditar em um feriado supostamente sagrado ( sagrado porque envolve o nome Cristo, a palavra ressurreição e a abstinência de carne ao menos na sexta-feira santa) que muda todo ano?
O Natal é Natal todo dia 25 de dezembro, por isso é confiável (em termos). Mas e a Páscoa? Jesus ressucita em dias diferente no decorrer dos anos?

Mais uma data que foi comercializada para beneficiar o capitalismo. Porque em Maio tem o dia das mães, em Junho há o dia dos namorados e logo vem Julho, nas amadas férias de inverno. Mas Março/Abril não tem nada...

E ainda que eu saiba de tudo isso e ache uma hipocresia danada reunir a família pra comer bacalhoada só por causa de uma data simbólica, comprar muitos ovos de Páscoa e cozinhar o final de semana todo, fico grata por ter recebido ao menos dois ovos de chocolate.

Porque no fundo, sou fruto do capitalismo hipócrita.

3 comentários:

Débora Costa e Silva disse...

Todos somos, companheira...infelizmente, não há como escapar!
Principalmente depois de formada, quando só lhe restam vagas em assessorias de imprensa, meras agências publicitárias...
É a vida, é a vida...hahahah
De uma amiga também e eternamente revoltada...

Nanda disse...

'Já que tudo é capitalismo, o jeito é ser.'

Aproveitando: Quem quiser se rebeliar e destruir os corrompidos ovos de Páscoa, para que ninguém alimente o capitalismo, podem deixá-los na Rua Alameda 50, em São Caetano. Procurem por mim, farei questão de recebê-los pessoalmente. Não, os ovos.

Nanda disse...

Seu post fez eu lembrar de uma época que eu me revoltava com a hipocrisia alheia, tinha até feito uns posts, são fraquinhos, usei o blog como um bloco de notas.

http://fepoc.blogspot.com/2007/07/comunidade-entrei-perfeita.html

http://fepoc.blogspot.com/2007/07/comer-no-bobs-e-burger-mais-saudvel-ha.html

http://fepoc.blogspot.com/2007/07/hipocrisia.html