terça-feira, 15 de abril de 2008

Apelo

Em decorrência de toda má política da imprensa em relação a isso, de todo mau jeito da polícia em controlar, de toda a população incompreendida e revoltada, em um ato de puro apelo, eu peço: tirem as fotos de Isabela Nardoni de seus orkuts!

Já não basta o erotismo jornalístico, para não dizer pornografia como disse certo autor, já não basta ser o assunto mais badalado desde a morte de João Hélio? Lembram dele? Ele também morreu tragicamente, assim como os garotos violentados e mutilados na serra da Cantareira. Morreram, a imprensa alimentou o fogo dessas discussões e depois lançou um balde de água fria em cima de tudo.

E da adolescente de 13 anos que ficou paraplégica graças a uma bala perdida? Todos os programas supostamente noticiosos fomentaram, foi em tal emissora, tal programa, e agora? Qual é mesmo o nome dela?

E desse nome, quem lembra: Alana Ezequiel? Quem se lembra desse nome? O que aconteceu com ela? Aonde? Quando? Como? E o mais importante: por quê? O lead (ou lide) consiste em essas e outras perguntas, mas um ano depois, a notícia é velha, o jornal é para forrar caixa do gato e o mundo pouco liga.

A menina tornou-se a vítima do país, da mídia. De nós. E não só ela. Pessoas que foram acusadas sem provas, sem evidências, pessoas que já provadas inocentes são insultadas nas ruas com termos como "assassino". Seus próprios filhos temem sua companhia devido a lavagem cerebral feita em todos.

Isso é jornalismo? Isso é noticiar? Isso é informar? É para isso que eu pago e estudo? Essa é minha responsabilidade social?

2 comentários:

Jonathan Cezar disse...

Essas perguntas deveriem ser feitas por todos aqueles que estudam para ser jornalista. Será que essa obseção em mostrar esse caso e mostrar a inocência da menina Isabela é algo útil?quem é que dúvida disso?que não se comove ao saber de uma tragédia assim? Mas preservem a imagem da menina, preservem a familia, a memória de Isabela. e será que esse sensacionalismo todo fará com que esse seja o ultimo caso? claro que não.
Já virei fã desse blog...bom demais!Parabéns Elsa!

Cíntia Alves disse...

"A menina tornou-se a vítima do país, da mídia. De nós. E não só ela. Pessoas que foram acusadas sem provas, sem evidências, pessoas que já provadas inocentes são insultadas nas ruas com termos como "assassino". Seus próprios filhos temem sua companhia devido a lavagem cerebral em massa feita em todos."

Obrigada Senhor, por nem todos nesse Brasil serem alienados e por existir pessoas com ética e consciência.
Amém.