quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Lições de vida- Capítulo II- A educação

A educação, acadêmica ou não, é o que define em grande parte o caráter do ser.
E sem a hipocresia de que "Estudo não é tudo". Hoje em dia, é um fator determinante. Uma pessoa com boa formação, boa educação, boa aparência abre muitas portas. E mais, as mantém abertas.

Desde nossa infância, com músicas de palhaços assustadores pregando as palavras mágicas (Por favor, desculpe e obrigado), somos instruídos a sermos educados. E a educação também precisa ser hereditária. Eu passo para o meu filho, que passa para o filho dele, que passa para o filho dele...

O caso/causo é: nem sempre isso ocorre. Uma família que sofreu alguma corrupção abrupta em sua educação é tendenciosa a repetir o erro.

Ex: Seu pai cospe no chão. Sua mãe não demonstra qualquer repreensão. Você tem fortes tendências a cuspir no chão. E assim por diante, com toda a linhagem.

Ok, o exemplo de cuspir no chão foi fraco, mas era só para dar uma dimensão superficial do que é a educação hereditária.
Logo, se o meio contamina o ser, é um meio contaminado e não importa o quanto os palhaços assustadores cantem e te induzam a falar as palavras mágicas, a influência familiar é mais forte.

Tudo isso para dizer que há pessoas muito mal-educadas no metrô, que simplesmente, vendo a situação das pessoas expremidas, como laranjas dentro de uma máquina de suco, insiste em sacar seu desodorante em spray e borrifá-lo lá dentro mesmo, ignorando se há pessoas alérgicas que vão ficar mais 4 estações com coceira na garganta e nariz irritado por essa razão. O "nobre" homem que fez isso estava na minha frente, eliminando qualquer tentativa de escapatória.

Ao inconveniente: "Espero que os deuses do desodorante te mandem uma mensagem dizendo que se fizer isso de novo, suará fedidamente em bicas, sem solução para o problema".
Meu recado: "Vai passar desodorante em casa!".

2 comentários:

Thata disse...

Ou então no banheiro mais próximo, né?
Esse post me fez lembrar de um vídeo, que eu assisti na minha aula de Marketing.
Children see, children do:
http://www.youtube.com/watch?v=7ZscS775ek8

É muito bom, e cai como uma luva nessa questão. Adultos são espelhos para os mais jovens, e as pessoas deviam ter mais consciência disso.

Eu sei que você nem gosta dessa coisa de selos, mas é só pra fazer propaganda dos blogs que eu acho que valem a pena mesmo.
E a respeito do Bush... de que atitudes você fala?



Bejoo :*

Evandro Silva disse...

Nossa, essa semana agora, por conhecidencia ou não, eu senti na pele boa parte dessas "Lições da vida", essa do desedorante nunca vi, mas na segunda me senti uma "latinha ensardada" fiquei até desnoteado... uma coisa chata também são aquelas pessoas que ligam seus aprelhinhos [celular etc] com som alto para todos ouvirem, ontem mesmo tinha um cara no trem com um radio a pilha com o som bem alto, até gostava da música, mas a qualidade sonora era pessima, mais parecia um caixa de abelha...