segunda-feira, 18 de junho de 2007

A trema não caiu, a trema não caiu... a trema não caiu...


Trema é um diacrítico usado em diversas línguas para alterar o som de uma vogal ou para assinalar a independência dessa vogal em relação a uma vogal anterior, constituindo-se às vezes em uma vogal própria e distinta no alfabeto.

Ou seja
, os dois "pinguinhos" no u de lingüiça.

Meu professor de Produção de Textos tão aclamado pelo público feminino, Paulo Ramos, citou em tom frenético e enfático: "A trema não caiu... a trema não caiu... a trema não caiu... a trema, não caiu...".
Embora haja toda a discussão entre estudiosos da língua, da gramática e blábládores à lá Pasquale sobre o "tombo" da trema, de fato, ela não caiu.

Poucos a usam. Muitos a desconhecem. Acho que ninguém gosta muito dela.
Pobre trema!

Mas por bem ou por mal, a trema ainda não caiu.
O fator que me anima: a trema vai cair... a trema vai cair... a trema, ah, a trema vai cair...


Mas por bem ou

4 comentários:

Acacia disse...

Ultimamente PR não tem sido muito aclamado, mas enchovalhado, depois das notas... hehehe

Mas a trema ainda vai cair...

Beijos

ps: não quero me tornar uma workaholic!

Anônimo disse...

aheuhaehuahuehauheuahuehae




tadinha. deve doer, depois de tantos anos "não caída".

Bruna Corrêa disse...

A trema não pode cair... A trema não pode cair... A trema não pode cair...

Vv ~ disse...

A trema não pode cair... A trema não pode cair... A trema não pode cair...[2]

Eu gosto tanto dela...