terça-feira, 14 de abril de 2009

Dia Mundial do Café

E hoje, quem diria, é o dia do meu vício, que anda mais do que nunca me ajudando a me manter em pé.

Segundo a nossa amiga Wikpédia, o café é a bebida produzida grãos torrados do fruto do cafeeiro.
Seu nome, ao contrário dos mitos que dizem ser de Kaffa- local de origem da planta, vem da palavra qahwa, que significa vinho em árabe, devido sua importância.

Há uma lenda que conta que um pastor, ao ver suas cabras consumirem folhas e frutos do cafeeiro, notou que elas ficavam mais "elétricas" por assim dizer. Decidiu provar os frutos e também percebeu maior vivacidade em si.
Um monge da região, ao saber dos fatos, começou a consumir uma infusão dos frutos para não sentir sono durante as orações.
Nascia ai o princípio do café, para minha enorme alegria.

O conhecimento dos efeitos do "ouro negro" disseminou-se no século XVI e o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.

O nome da planta, dado pelo cientista Lineu, provém de suas origens: coffea arabica.

O café, mais do que um grão ou um vício, foi durante muito tempo o "energético" que impulsionou a economia dos países, principalmente o Brasil, ficando apenas atrás do petróleo.

A história do nosso país deve muito à esse frutinho ai, que nos garantiu muitas exportações e foi de suma importância nos períodos Pré-República.

Por isso, uma enorme saudação ao meu amado café pelo seu dia.


E feliz dia do café para mim...

Vai um ai?

2 comentários:

Anônimo disse...

eba!

Anônimo disse...

adorei o post, amo café...!