segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O dia bônus

Agora estamos pouco mais de 15 dias de mudar a folhinha. Se banquetear como só havíamos feito no Natal ou até mesmo no Ano Novo do ano passado. Caçar romãs, folhas de louro entre outras coisas para começar o ano com mais dinheiro. Fazer promessas para Iemanjá na beira do mar, dizendo que se arrumar um "amor de verdade" (que pode durar a vida toda ou 3 meses), a oferenda do próximo ano será bem maior. Vestir branco em busca da paz, comer lentilha e tudo mais.

O que de fato não notamos é que o ano que vem temos um dia a mais, pelo simples fato de que as 6 horas excedentes de todos os anos, no próximo, se juntará com outras 18, formando mais 24h. Isso tudo resulta no ano bissexto.

E o tão banal fenômeno que só ocorre de 4 em 4 anos passa tão desapercebido. Poucos dão a importância que ele merece.

Não é só um algarismo que tira o número bonito e redondo dos dias do ano. Ele é o dia que nos foi dado para fazer algo que não fazemos normalmente. Senão, ele seria o comum 1 de Março, tão presente em todos os anos como qualquer outra data menos importante.

Uma coisa que eu nunca entendi: por que os meses tem 30 ou 31 dias e só o pobre do Fevereiro tem 28, meros 29 de 4 em 4 anos?
Essa coisa tão peculiar nunca me foi respondida. E quando pequena, ficava me perguntando se quem nascia em ano bissexto, no tão ignorado 29 de Feveiro, fazia aniversário só de 4 em 4 anos? Nota: eu era bem pequena.

O caso é: o que você pretende fazer com o seu dia bônus do ano que vem? Vai "desperdiçá-lo" com trabalho e estudo (embora o sistema capitalista nos envolva e domine, ninguém é obrigado a nada... ), seguindo o esquema dos outros 300 e tantos dias que não sou finais de semana, feriados, folgas e férias? Ou será que vai deitar e dormir o dia todo?

Seja o que for, faça-o bem. Senão só poderá tentar se redimir em 2012. E como tudo passa (até uva- espaço para piada tosca-), precisamos aproveitar cada vez melhor o tempo. Não é essa sua frase mais famosa no mês de Dezembro- "Nossa, como esse ano passou depressa"-?

Os anos não passam mais depressa. Nós é que passamos mais rapidamente por eles. Segundo minha teoria, o primeiro semestre de cada ano demora 9 meses para passar, embora conte-se apenas 6. E o segundo semestre, que aos nossos olhos voa, leva apenas 3 meses para passar. Ou seja, o tempo é o mesmo. A medida dele que está errada.


Aproveite a matéria irrecuperável o máximo que puder, é só o que digo.

4 comentários:

Diandra disse...

Ai,um dia a mais.
Não sei se é bom ou ruim.

ê laia... Vai ser feriado mundial pelo menos?

Eu vou ganhar presentes?
sei la, sei nao, sei nada.

Quanto aos músculos.. é. meus músculos das panturrilhas estão encurtados. É culpa do salto alto. =/

Agora fico podre por aí!

Evandro disse...

Boa pergunta Elsa! Penso em talvez escalar o Monte Everest, pintar uma monalisa pós-moderna, descobrir a cura da AIDS, escrever um livro, ou apenas pensar no que fazer. Vou colocar tudo isso em uma lista de metas!

Unknown disse...

Olá Elsa.
Quanto a Fevereiro ter apenas 28 dias é devido a um imperador romano (que não me recordo o nome agora), ter tirado dois dias desse mês e colocado nos meses de Julho e Agosto para eles ficarem com 31 dias pois são meses que possuem nomes de imperadores. Portanto foi uma certa homenagem feita a tais figuras.
Interessante não? :P

Vv ~ disse...

Na verdade, a minha frase mais famosa em Dezembro é "Ainda não é dia 15!". O mais importante é que dia 29 é aniversário de um grande amigo. É uma data muuuito importante. Estavamos pensando em fazer algo de útil neste dia. Comer bolo e talz...

Saudade de você, xuxu.

;D