segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Motivos que me fazem odiar beterraba

Beta vulgaris é o nome científico da tão odiada beterraba.

Cada 100 gramas de beterraba contém:

* Calorias - 50kcal
* Proteínas - 3g
* Gorduras - 0g
* Vitamina A - 42 U.l.
* Vitamina B1 (Tiamina) - 50 mcg
* Vitamina B2 (Riboflavina) - 55 mcg
* Vitamina B5 (Niacina) - 0,40 mg
* Vitamina C (Ácido ascórbico) - 36 mg
* Potássio - 350 mg
* Sódio - 95 mg
* Fósforo - 40 mg
* Cálcio - 25 mg
* Zinco - 5 mg
* Ferro - 3 mg
* Manganês - 0,5 mg


Que é saudável, nós sabemos. Que é rosa, também (não é vermelho, vermelho é tomate, aquilo definitivamente é rosa- uma variação ou o que seja). O que não sabemos é porque eu odeio beterraba. Não que isso seja interessante e vá acrescentar alguma coisa na sua vida. Mas eu odeio. Como, odiando. Mas como.

Tem gosto de terra.
Sim, tem gosto de terra. Como o açaí. Quem discorda, que discorde, mas eu acho que beterraba tem gosto de terra.


A cor é feia.
E tinge tudo. Até a alma.

Ela não cozinha direito.
Não são as pessoas que a preparam de forma errada. Ela é que é anti-qualquer- preparo. E nada vai mudar isso.

Não tem forma, cheiro ou algo atrativo.
Simplesmente é um tubérculo estranho que tem gosto de terra e tinge o prato.

Alguém por algum acaso já viu alguma simpatia com beterraba?
Não? Claro, nem um santo/orixá/guia/alguma entidade religiosa que atende a simpatias quer uma oferenda com gosto de terra, rosa e sem graça.

Beta vulgaris é seu nome...
Vulgaris... vulgaris... nada que nos remeta à palavra vulgar pode ser bom, ainda que a tabela de valores nutricionais indique o oposto.

Enfim, essas são algumas das razões que me fazem odiar beterraba. E como disse, não irão acrescentar nada na sua vida.
Bem, até que vão... agora você sabe o nome cinetífico e o valor nutricional de 100 gramas de beterraba. Seu tempo não foi completamente desperdiçado...

6 comentários:

Ogami disse...

Yep yep yep

Age of aquarius Aquariuuuss

Eu gosto de beterraba
È docinha

Unknown disse...

huahu gostei. Do post, não de beterraba.
Beijoooos.

* Mariana disse...

Ah, eu tbm não gosto de beterraba. Mas sabe que eu gosto da cor?
Simpatizo com a cara dela...
Quanto ao " vulgaris ".
Safadinha a beterra, hein?
:P
Beijinhos

Nanda disse...

Sempre tento ingerir esse alimento, me arrependo.

Vv ~ disse...

Ah, que pena. Eu gosto de beterraba. Não que isso vai mudar algo na sa vida, mas beterraba é boa pra previnir/curar anemia. Não só ela, claro. Mas, pelo menos, esta "vulgaris" serve para algo...

=D

Anônimo disse...

Como por necessidade...hahahaha