quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Orwell e seus relatos


Nós, brasileiros, de alguma ou nenhuma instrução acadêmica temos em maioria um sonho: conhecer/viajar/morar no exterior (uma das ou todas anteriores). O capitalista EUA, a bela França, a enigmática Índia, o Japão meio tecnológico, meio tradicional, LONDRES (LONDRES já é um belo adjetivo, não precisa de outros), Machu Pichu e seus mistérios... esses são os destinos mais procurados.
Mas ao contrário do que muitos pregam, a vida fora de solo nacional pode ser bem mais dolorosa e feia. É isso que relata o escritor inglês George Orwell (autor de 1984, livro que originou o reality show Big Brother), em sua obra "Na pior em Paris e Londres- A vida de miséria e vagabundagem de um jovem escritor no fim dos anos 1920".
Depois de perder seu emprego como professor de inglês, de ter suas reservas roubadas no quarto de seu hotel (hotel entende-se por estalagem), se vê em uma situação de pobreza crônica, chegando a passar dias sem comer nada, penhorando suas roupas e andando quilômetros para conseguir empregos em hotéis no subúrbio. Chega a trabalhar até 14 horas por dia, 7 dias por semana. E é roubado pelos próprios funcionários do local de trabalho.
Explica toda a hierarquia que regia os restaurantes e hotéis,, razão pela qual lutava por um posto de garçom.
O livro pode contar o início do século passado, mas não perde credibilidade por isso.
Desilude as mentes sonhadoras que vêem beleza em todos os lugares exceto aqui, o Brasil de samba e pandeiro, corrupção e Calheiros.
Nota: não quero tirar o charme de nenhum lugar, apenas indicar um livro. E se você tiver algum dinheiro, será um turista muito bem recebido.
Enfim, outra dica de leitura.

Preço: R$39,50 (Americanas e Submarino).

Nenhum comentário: